Conceito Phi

Desenvolvimento e Aprendizagem

Existe uma complexidade imensa no ser humano e nos seus processos de desenvolvimento que não são de forma alguma dissociáveis uns dos outros. É para nós claro, que só entendendo o ser humano na sua globalidade, poderemos de fato potenciar todas as suas capacidades. Da mesma forma, só na relação, este potencial toma forma e se concretiza. Só na relação nos superamos e vamos mais além, alcançando novos objetivo e novos propósitos. 

 

No Conceito Phi, consolidamos estes princípios em que mais do que avaliar se procura entender, em que mais do que estimular, se procura promover, em que mais do que ensinar se procura criar conhecimento: em nós próprios, enquanto modelos e motores deste percurso e em quem nos rodeia e pode ir mais além no seu potencial.

 

Não poderíamos ser somente um centro de desenvolvimento, uma vez que isso deixaria subvalorizada a aprendizagem e no sentido inverso, não poderíamos dedicar-nos à aprendizagem sem dar o devido valor ao desenvolvimento, pois eles se combinam e integram de modo claro. Somos por isso um Espaço de Desenvolvimento e de Aprendizagem, para todos e ao longo de todas as etapas da vida, pois cada etapa traz consigo novos desafios de desenvolvimento e também novas aquisições. Acreditamos que todos e cada um tem o seu potencial de aprendizagem que deverá ser devidamente percebido e desenvolvido, sabendo no entanto que “também isso não basta - temos de conhecer também as suas motivações”.

 

Assim, nos dedicamos com abertura e disponibilidade a colocar o nosso saber e experiência ao serviço do outro, com rigor, humildade e em constante evolução. Sem fazer mais do mesmo, fazendo mais além.

 

Com a inspiração de Vygotsky, “Para compreendermos o discurso de outrem, não basta compreender as suas palavras - temos de compreender o seu pensamento. Mas também isso não basta - temos de conhecer também as suas motivações.” 

​© 2017 Inlogos - Psicologia e Desenvolvimento, Lda.