top of page

Formação para pais

O contexto familiar é de importância vital para o desenvolvimento integral do ser humano. Os laços afetivos familiares são fundamentais para a criança e o adolescente construir e preservar o seu sentido de identidade e para o seu desenvolvimento intelectual, social e moral. No entanto, com as estruturas familiares em constante mudança e filhos que muitas vezes se apresentam como um enigma para os pais, ser mãe e pai representa, nos dias que correm, uma verdadeira aventura. 

Educar os filhos é "o trabalho mais difícil, complicado, angustiante e esgotante do mundo. Para conseguir ter êxito é preciso dispor de toda a paciência, senso comum, tato, amor, sabedoria, consciência e conhecimento que [os pais] tenham à sua disposição" (Satir). Afigura-se, deste modo, como uma tarefa com múltiplas implicações e exigências, de uma responsabilidade imensa, mas que simultaneamente se pode constituir como a experiência mais desafiante, surpreendente e recompensadora das suas vidas. 

Deste modo, e porque já não se continua a partir do pressuposto que ser boa mãe ou bom pai é apenas algo natural e instintivo no ser humano, no Conceito Phi desenvolvemos momentos formativos para ajudar os pais a tornarem-se mais eficazes na educação dos filhos dando resposta às necessidades expressas pelos pais em virtude dos desafios, dúvidas, medos e dificuldades com que se vão confrontando no exercício da função parental. 

O objetivo é apoiar os pais na tarefa de educar, acreditando que pais mais confiantes farão dos seus filhos pessoas mais felizes. As mães e os pais, quer estejam ou não conscientes desse facto, são agentes ativos da formação da criança e preparam-na, melhor ou pior, para a vida. A Formação para Pais pretende, de uma forma mais concreta, ajudar os pais e famílias fornecendo-lhes informação, estratégias, orientação e suporte que permitam, por um lado, promover e aprofundar conhecimentos e, por outro, aumentar o sentido de eficácia enquanto pais, que potenciem o desenvolvimento da criança, a compreensão das suas necessidades sociais, emocionais, psicológicas, físicas e a qualidade da relação entre pais e filhos.

A Formação para Pais pode incidir sobre aspetos como:

- Informação sobre o desenvolvimento da criança, práticas e estratégias educativas ou cuidados de saúde infantis;

- Ensino de modelos de resolução de problemas eficazes e saudáveis;

- Treino de competências de comunicação positiva e eficaz;

- Promoção da reflexão e tomada de consciência dos comportamentos parentais, dos tipos de parentalidade, da influência da história de vida dos próprios pais na forma como educam os filhos, etc.

Principais objetivos:

- Proporcionar aos pais um espaço de partilha das suas ideias e experiências; 

- Potenciar as competências parentais dos participantes;

- Fornecer aos pais conhecimentos teóricos sobre temáticas relacionadas com o desenvolvimento infantil; 

- Sensibilizar para a importância das práticas educativas no desenvolvimento social e emocional das crianças e jovens;

- Motivar e potenciar a reflexão, adequação e transformação das práticas educativas familiares;

- Maximizar a qualidade das interações entre a criança e a sua família;

- Ajudar os pais a reduzir/prevenir os comportamentos desajustados das crianças;

- Promover a discussão de estratégias de gestão do comportamento das crianças;

- Promover a auto-estima e o sentido de eficácia dos pais;

- Promover a comunicação eficaz entre pais e filhos;

- Criar e ativar redes de suporte social e de apoio aos pais.

bottom of page