Grupos Terapêuticos
Os Grupos Terapêuticos permitem aumentar e diversificar a resposta, na área da Saúde Mental, indo ao encontro das necessidades mais específicas das crianças/adolescentes. Permitem também, um foco importante na mudança e consequentemente rapidez e eficácia na melhoria sintomática.
A presença de outros elementos que sofrem, maioritariamente, dos mesmos sintomas, fomenta a normalização e cria sinergias no processo de tratamento.
Os Grupos Terapêuticos trabalham as dificuldades de socialização das crianças e adolescentes abrangidos pela intervenção, promovendo uma tomada de consciência de como reagem com os seus pares e com os adultos, da sua vida familiar e escolar. Potenciam a aprendizagem, o assumir da responsabilidade daquilo que fazem, bem como, experimentação de novos comportamentos.
Crianças: 6 anos – 9 anos
Grupos abertos e mistos, mediados pela palavra e pelas expressões artísticas
Frequência: quinzenal (mínimo: 9 meses; máximo: 2 anos letivos)
Consulta de grupo com pais semestral e contactos com o exterior/comunidade sempre que autorizado e/ou necessário.
O Terapeuta oferece-se como apoio empático, tranquilo e encorajador, num meio que facilita a verdadeira comunicação. Está presente e atento em todos os momentos, promovendo o diálogo.
A Terapia de Grupo, em geral, é identificada como fonte contentora de conforto e segurança, na qual as emoções, pensamentos, comportamentos e fantasias mais perigosas podem ser exploradas e compreendidas.

Adolescentes: 14 anos - 16 anos
Grupos abertos e mistos, mediados pela palavra
Frequência: quinzenal (mínimo: 9 meses; máximo: 2 anos letivos)
Consulta de grupo com pais semestral e contactos com o exterior/comunidade sempre que autorizado e/ou necessário.
Destinatários
Crianças em idade escolar (6-9 anos) com sintomatologia depressiva e ansiosa, medos, dificuldades de socialização, problemas de comportamento e dificuldades escolares.
Pretende-se trabalhar
- O conhecimento (conjunto de noções e informações apreendidas);
- A assimilação (interiorização de conhecimentos adquiridos);
- A comunicação (transmissão de mensagens ao Outro);
- O comportamento (conjunto e reações adaptativas aos estímulos exteriores);
- A relação (forma como a criança comunica);
- A adaptação (ação pela qual a criança se ajusta ao meio em que vive);
- A resolução (encontrar soluções para os problemas e ultrapassá-los);
- O autocontrolo/gestão/domínio (capacidade de controlar as reações de carácter impulsivo - ter maior consciência de si e do seu papel no Grupo);
- A decisão (poder fazer opções /tomadas de posição espontaneamente);
- A inibição (diminuir as reações bloqueadoras e paralisantes permitindo a emergência da criatividade);
- A criação (transformação de conhecimentos, experiências e uso de processos de associação inovadores).
Destinatários
Adolescentes entre os 14 e os 16 anos com sintomas de depressão e ansiedade, problemas de comportamento, dificuldades na socialização e problemas escolares.
Pretende-se trabalhar
- A Autoestima e o Autoconceito;
- Potenciar Relações Positivas com o Outro;
- Trabalhar as Competências Sociais e capacitar a adaptação ao meio envolvente;
- Explorar e desenvolver interesses pessoais e grupais;
- Fomentar o Planeamento, Execução e Concretização de atividades;
- Diminuir a sintomatologia causadora de sofrimento psíquico;
- Promover o bem-estar psicológico e sociofamiliar.