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Psicologia Educacional

O Psicólogo Educacional atua em contextos educativos diversificados, procurando ajudar e trabalhando em equipa com todos os intervenientes no processo de desenvolvimento e de aprendizagem. 

 

Mais do que estar focado nas dificuldades que podem estar associadas a situações de insucesso escolar, no Conceito Phi o Psicólogo Educacional é um profissional focado nos processos de aprendizagem que olha as dificuldades numa perspetiva funcional, construtiva e contextualizada. Como desafios e não como distúrbios; como oportunidades e não como debilidades; não distinguindo alunos com e sem dificuldades, mas considerando que existem sim dificuldades disfuncionais ou funcionais (desafios e oportunidades para aprender), valorizando uma perspetiva verdadeiramente desenvolvimentista, promotora do sucesso e uma educação inclusiva.

Assim, após caracterizar o perfil de aprendizagem da criança e do adolescente que permitam uma clara identificação das suas fragilidades e potencialidades, são definidas formas de intervenção cujo principal objectivo é promover um maior sucesso escolar e um desenvolvimento mais harmonioso e equilibrado.

A intervenção pode assumir diferentes modos, nomeadamente:

  1. Acompanhamento direto à criança ou jovem

  2. Apoio junto da família

  3. Apoio junto dos professores, educadores ou outros profissionais

  4. Consultoria em instituições educativas


Áreas de intervenção:

Promoção de competências cognitivas​

Intervenção Precoce

  - Sobredotação;

  - Necessidades Educativas; 

  - Dificuldades de Integração Social;

  - Pré-requisitos necessários ao ingresso no 1º ano de escolaridade;

  - Perturbações de Aprendizagem Específica (Dislexia, Disortografia, Discalculia, Disgrafia);

  - Perturbação de Hiperatividade e Défice de Atenção;

  - Perturbações de desenvolvimento;

  - Desenvolvimento de métodos e estratégias de estudo eficazes;

  - Motivação para aprendizagem escolar;

  - Prevenção do absentismo escolar.

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