Psicologia Educacional
O Psicólogo Educacional atua em contextos educativos diversificados, procurando ajudar e trabalhando em equipa com todos os intervenientes no processo de desenvolvimento e de aprendizagem.
Mais do que estar focado nas dificuldades que podem estar associadas a situações de insucesso escolar, no Conceito Phi o Psicólogo Educacional é um profissional focado nos processos de aprendizagem que olha as dificuldades numa perspetiva funcional, construtiva e contextualizada. Como desafios e não como distúrbios; como oportunidades e não como debilidades; não distinguindo alunos com e sem dificuldades, mas considerando que existem sim dificuldades disfuncionais ou funcionais (desafios e oportunidades para aprender), valorizando uma perspetiva verdadeiramente desenvolvimentista, promotora do sucesso e uma educação inclusiva.
Assim, após caracterizar o perfil de aprendizagem da criança e do adolescente que permitam uma clara identificação das suas fragilidades e potencialidades, são definidas formas de intervenção cujo principal objectivo é promover um maior sucesso escolar e um desenvolvimento mais harmonioso e equilibrado.
A intervenção pode assumir diferentes modos, nomeadamente:
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Acompanhamento direto à criança ou jovem
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Apoio junto da família
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Apoio junto dos professores, educadores ou outros profissionais
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Consultoria em instituições educativas
Áreas de intervenção:
Promoção de competências cognitivas
Intervenção Precoce
- Sobredotação;
- Necessidades Educativas;
- Dificuldades de Integração Social;
- Pré-requisitos necessários ao ingresso no 1º ano de escolaridade;
- Perturbações de Aprendizagem Específica (Dislexia, Disortografia, Discalculia, Disgrafia);
- Perturbação de Hiperatividade e Défice de Atenção;
- Perturbações de desenvolvimento;
- Desenvolvimento de métodos e estratégias de estudo eficazes;
- Motivação para aprendizagem escolar;
- Prevenção do absentismo escolar.