Terapia EMDR 

A Terapia EMDR – Eye Movement Desensitization and Reprocessing significa Terapia de Dessensibilização e Reprocessamento através do Movimento Ocular. Foi criada no final da década de 80, pela Psicóloga Americana -  Dra Fancine Shapiro. Trata-se de um modelo de dessensibilização e reprocessamento de experiências emocionalmente traumáticas por meio da estimulação bilateral do cérebro. Esta promove a comunicação entre os dois hemisférios cerebrais.

O EMDR recria o que acontece naturalmente durante o sonho ou o sono na fase REM (Rapid Eye Movement). Pode ser encarado como uma intervenção de base fisiológica, que ajuda a pessoa a encarar e viver os traumas de uma forma nova e sem os efeitos perturbadores.

É reconhecido pela American Psychiatric Association (APA) e recomendado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) pela sua eficácia no tratamento do stress pós traumático (vivências traumáticas), luto, perturbação de ansiedade, depressão, medos, fobias, perturbação do comportamento alimentar, adições, entre outras.

A Terapia EMDR é exclusiva no trabalho de Psicólogos e Psiquiatras e só pode ser exercida por um profissional registado na Associação EMDR – Portugal